Apresentação

PROGRAMAÇÃO

Dia 26/10/2015

Abertura (14h): Palavra da Reitoria – Auditório Oscar Machado

Mesa redonda: Os 10 anos da Iniciação Científica no IPA – A importância deste fato

16h às 18h

Apresentação dos trabalhos das áreas

  1. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I
  2. CIÊNCIAS DA SAÚDE- 01 - FISIOTERAPIA
  3. CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS II

Dia 27/10/2015

Apresentação dos trabalhos das áreas

  1. CIÊNCIAS DA SAÚDE- EDUCAÇÃO FÍSICA
  2. ENGENHARIAS
  3. LINGUISTICA, LETRAS E ARTES

Dia 28/10/2015

  1. CIÊNCIAS HUMANAS
  2. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II
  3. CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS II

 

Dia 29/10/2015

II SALAO DE INICIAÇÃO TECNOLOGICA

  1. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II
  2. CIÊNCIAS DA SAÚDE
  3. ENGENHARIAS

                 

Dia 30/10/2015

IV MOSTRA DA PÓS-GRADUAÇÃO

  1. CIÊNCIAS DA SAÚDE
  2. CIENCIAS BIOLÓGICAS
  3. CIENCIAS SOCIAIS
  4. CIÊNCIAS HUMANAS

07/11/2015

 11h - Premiação do melhor trabalho apresentado – Durante o evento III Seminário Interdisciplinar

Período de Inscrição para apresentação de trabalhos

17 de agosto a 23 de setembro de 2015.
 Prorogado até o dia 30/09/2015

As inscrições devem ser realizadas através de formulário eletrônico.

Taxa de Inscrição

Estudantes da graduação da Rede Metodista de Educação do Sul: R$ 20,00

Estudantes da pós-graduação da Rede Metodista de Educação do Sul: R$ 25,00

Estudantes da graduação e da pós-graduação de outras Instituições de Ensino Superior: R$ 30,00

O pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado em qualquer agência bancária, até o vencimento, através de boleto gerado eletronicamente após o preenchimento da ficha de inscrição.

Os alunos do IPA bolsistas PROBIC/FAPERGS, PROBIT/FAPERGS, PIBIC/CNPq, BIC/IPA, Bolsistas de Extensão/IPA e PROSUP/CAPES serão isentos de pagamento. Solicitamos que os alunos bolsista informem sua condição de bolsista, enviando comprovante pelo e-mail:siceipa@metodistadosul.edu.br, logo após a sua inscrição. Reiteramos que a isenção só será concedida após o envio do e-mail.

Normas para participação

Resumo (até 2500 caracteres)

O resumo deve contemplar:

  1. Título, autores e afiliações;
  2. Indicação do evento que está submetendo o resumo: X Salão de Iniciação Científica e Extensão ou IV Mostra da Pós-Graduação ou II Salão de Iniciação Tecnológica.
  3. Apresentação de uma breve introdução sobre o trabalho;
  4. Relato da metodologia utilizada de forma concisa e clara;
  5. Apresentação da síntese dos resultados obtidos até o momento;
  6.  Conclusões do trabalho.
  7. Será permitida a inserção de fórmulas no resumo, desde que caibam junto ao texto;
  8. Não será permitida a inserção de qualquer tipo de figura no corpo do resumo ou fora dele.
  9. O resumo deve ser enviado por meio do formulário, não deve ser enviado por e-mail.

 Apresentação oral (10 minutos)

  1. Os trabalhos deverão ser apresentados em slides (arquivo PPT ou PDF), trazidos em CD ou pen drive , previamente revisados quanto a sua integridade de gravação. Não será permitida a utilização de computador pessoal
  2. O apresentador deverá comparecer ao local da sessão de apresentação, no mínimo, 15 minutos antes da abertura da mesma.
  3. Identificação do apresentador deverá ser realizada junto ao monitor de sala a fim de registrar sua presença.
  4. O apresentador deverá estar acompanhado de seu respectivo orientador ou representante. A ausência do orientador ou seu representante não impede a apresentação do trabalho.
  5. O Apresentador terá 10 minutos para expor sua pesquisa. A Comissão Julgadora poderá utilizar-se de mais 10 minutos para questionamentos e ponderações.
  6. A listagem com data/hora/local da apresentação será divulgada no site http://www.metodistadosul.edu.br/pos/sice.php, conforme cronograma.
  7. Após a divulgação da listagem, não serão aceitas solicitações de troca de dia e/ou turno de apresentação.
  8. O apresentador que não participar nesta modalidade não fará jus ao certificado do evento e à divulgação do resumo.

Pôster virtual

A elaboração do pôster virtual constitui a segunda das três modalidades de participação no evento. O conteúdo do pôster deve corresponder ao que foi informado no resumo, podendo conter informações complementares que sejam relevantes para o conhecimento do leitor. O pôster só deve ser enviado após a aprovação do trabalho. A aprovação será divulgada até o dia 28 de setembro de 2015.

  1. O pôster deve ser confeccionado em JPEG e enviado a Comissão Organizadora até o dia 09 de outubro pelo e-mail: siceipa@metodistadosul.edu.br.
  2. As normas de elaboração do poster encontram-se na página no item Comunicados. 

 

Divulgação dos trabalhos selecionados

A lista de trabalhos aceitos para serem apresentados no X Salão de Iniciação Científica e Extensão ou IV Mostra da Pós-Graduação ou II Salão de Iniciação Tecnológica será divulgada no site da Instituição até o dia 02 de outubro de 2015.  É responsabilidade do autor verificar se o trabalho foi selecionado.

 Avaliação

As bancas avaliadoras são compostas por dois membros sendo estes professores do Centro Universitário –IPA e professores/pesquisadores de outras Instituições, todos com pelo menos o título de mestre.

Trabalhos Selecionados

 Avaliação:

Para a avaliação dos trabalhos serão considerados os seguintes itens:

 Resumo

2 (dois) pontos

- Contribuição do estudante/bolsista para o projeto de pesquisa;

- Capacidade de síntese, clareza e adequação de linguagem;

- Informações sobre concepção e método;

- Resultados (parciais ou finais) e conclusões;

- Agência financiadora.

 Apresentação Oral

6 (seis) pontos

 - Apresentação dos objetivos, da metodologia, dos resultados (parciais ou finais) e das conclusões;

- Domínio do conteúdo;

- Adequação do material audiovisual;

- Adequação ao tempo disponível.

 Pôster

2 (dois) pontos

- Conteúdo, clareza;

- Qualidade visual;

Local do Evento

Centro Universitário Metodista - Unidade IPA

Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80

CEP 90420- 060 - Porto Alegre/RS

Telefones: (51) 3316.1241; 33161270;  3316.1298

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