Tamanho da fonte »

História do Metodismo


O movimento metodista nasce na primeira metade do século XVIII num contexto educacional, na Universidade de Oxford, na Inglaterra, com o professor e pastor anglicano John Wesley. Ele, seu irmão Charles e os amigos William Morgan e Bob Kirkham, de tão sistemáticos e organizados em sua prática de vida espiritual, intelectual e de devoção ao cristianismo, logo ganharam o nome de 'metodistas'.

Também no Brasil, o metodismo oriundo da vertente estadunidense surge com fortes ligações à educação. A estratégia utilizada pelos missionários norte-americanos foi a da conjugação igreja e escola. Os metodistas foram, segundo registros, os primeiros religiosos protestantes a virem para o Brasil com um trabalho missionário definido.

No Rio Grande do Sul o metodismo chega, diferentemente de outras partes do país, pelo Uruguai, com forte influência da Igreja Metodista do Norte dos Estados Unidos. João Corrêa e Carmem Chacon são considerados os precursores desse processo na capital gaúcha. Fundaram o Colégio Americano em 1885. Além desse, outros colégios metodistas podem ser encontrados no Estado: em Porto Alegre também está o IPA; em Uruguaiana, o colégio União; em Santa Maria, o colégio Centenário; e em Passo Fundo, o colégio Educacional.

Publicada em 28/07/2005 às 21:10:18

Veja Também ¬



Expediente :: Contatos :: Trabalhe Conosco :: Publicidade no portal