Tamanho da fonte »

Conheça a Rede

Sistema Metodista de Educação


A Igreja Metodista e a educação estão fortemente ligadas. As evidências são muitas no decorrer da história: o movimento metodista surgiu em uma escola – a Universidade de Oxford, na Inglaterra; seus iniciadores eram pastores, além de professores. Além disso, o Metodismo sempre reconheceu na educação um aspecto fundamental para possibilitar a homens e mulheres alcançar a vida plena e abundante prometida por Jesus Cristo em seu evangelho.

Como resultado dessa premissa, a atuação da Igreja Metodista e de suas escolas está presente em todos os continentes. São cerca de 750 escolas, abarcando desde o berçário e as creches, passando pela educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e universidades. São instituições educativas reconhecidas por sua excelência acadêmica, pela ênfase nos esportes, na cultura. São reconhecidas também por abrigar em seu meio pessoas das mais diferentes confissões religiosas, reafirmando cotidianamente a colocação de John Wesley (considerado o fundador do metodismo): “Se teu coração é como o meu, dá-me a mão, pois somos irmãos”.

No Brasil, mais de 50 instituições educacionais metodistas integram a Rede Metodista de Educação, sob a liderança do COGEIME - Instituto Metodista de Serviços Educacionais, cuja missão é planejar, coordenar, supervisionar, integrar, apoiar, acompanhar e controlar, o desenvolvimento das escolas metodistas no Brasil. O COGEIME é também membro fundador de outras entidades associativas do campo educacional, tais como: ABIEE - Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas, que integra as redes educacionais vinculadas às igrejas evangélicas de nosso país; a ALAIME – Asociación Latinoamericana de Instituciones Metodistas de Educación, que congrega escolas da Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Perú, Panamá, Costa Rica e México, além das instituições educacionais metodistas do Brasil; a ALAIME busca, numa perspectiva de internacionalização da educação, assessorar as escolas do continente nas mais diferentes áreas; ainda, no nível mundial, o COGEIME participou da fundação da IAMSCU – International Association of Methodist-Related Schools, Colleges and Universities, que integra cerca de 750 instituições e as reúne para compartilhar experiências educacionais ocorridas ao redor do mundo, assim como possibilitar convênios e trocas de experiências educativas significativas, com a marca e as ênfases históricas do metodismo.

Todas as escolas metodistas formam o SISTEMA METODISTA DE EDUCAÇÃO. Este caracteriza-se por oferecer uma educação inclusiva, democrática e universalista. A ênfase educacional metodista nestes mais de dois séculos de existência sempre foi a construção da cidadania. Para tanto, a educação oferecida dentro do Sistema Metodista de Educação em qualquer lugar do planeta, tem um olhar sensível e atento sobre o tempo e o espaço que as escolas ocupam e se constrói por meio da ação educacional, cultural, científica e social.

O Sistema Metodista de Educação coloca-se responsavelmente diante de uma realidade: o processo de globalização e internacionalização da educação, que traz grandes desafios. Mas, ao mesmo tempo, também reconhece que este processo oferece novas perspectivas na tarefa de formar cidadania, e mais, cidadania global. E o grande desafio hoje para o Sistema Metodista de Educação é aproveitar e socializar as oportunidades abertas justamente por esta globalização e internacionalização, oferecendo à comunidade educativa e a seus atores institucionais as possibilidades para que efetivamente se tornem cidadãos/cidadãs globais.

Publicada em 04/12/2002 às 04:29:48

Conheça a Rede



Veja Também ¬

Expediente :: Contatos :: Trabalhe Conosco :: Publicidade no portal