Universidade do Adulto Maior

Apresentação

 Programa de Extensão Universidade do Adulto Maior (UAM)

Resgate histórico, características e objetivos do Programa.

 

Os Programas de Universidade Aberta para o Idoso, nas perspectivas de organização que encontramos nas Instituições de Ensino Superior da atualidade surgiram na França, na década de 1960, a partir de uma proposta inovadora e demonstrando a preocupação das Universidades com Educação Permanente. No Brasil, as primeiras Universidades Abertas (criadas no início dos anos 80) foram iniciativas de Universidades Federais do Sul do País e já apresentavam, na essência de seus programas, ênfase no exercício pleno dos preceitos da Aprendizagem.

Neste contexto, O Centro Universitário Metodista do IPA implanta em 2003 o Programa de Extensão Universidade do Adulto Maior (UAM), inicialmente vinculado ao Curso de Terapia Ocupacional e, posteriormente, vinculado à Pró- reitoria de Extensão e Ação Comunitária.

A UAM, deste o início de sua trajetória, caminha no sentido de oportunizar aos alunos que a ela se agregam preceitos da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1918-2008), que preconizam que aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos.É a desconstrução do mito Idoso não aprende.

 O Programa conta com aproximadamente 200 alunos nos Campus IPA e União (Uruguaiana) e tem como principais objetivos:

  • Inclusão Social do Idoso. Contexto histórico, econômico, político, cultural e tecnológico da contemporaneidade.
  • Manutenção das habilidades e competências sociais e cognitivas do idoso de forma a fortalecer e criar novas redes e contatos sociais.
  • Proporcionar a manutenção e/ou resgate do exercício de autonomia e cidadania.
  • Constituir-se enquanto espaço de prevenção e promoção de saúde e qualidade de vida.
  • Constituir-se numa oportunidade de consolidação dos pressupostos sociais e finalidades institucionais numa concepção de trabalho inter e transdisciplinar.

 

 

Estrutura do Programa - Organização e Funcionamento:

O Programa é constituído de disciplinas obrigatórias e eletivas:

As disciplinas obrigatórias abordam aspectos relativos ao processo de envelhecimento, diferentes facetas, contextos, perspectivas. São elas: Enfoque Biológico, Enfoque Psicológico, Enfoque Histórico e Sócio-Antropológico, Enfoque Espiritual.

 As disciplinas (oficinas) eletivas oferecidas são: Oficina de Memória, Informática, Espanhol, Leitura, Literatura e Rádio, Coral,Ginástica, Atividades Aquáticas, Movimento,  Pilates, Alongamento Postural, Reciclagem do Pensamento, Terapias Complementares,Laboratório de Criação Visual, História da Arte, Filmes e Fatos, Conhecendo a Vida.

Informações  e  inscrições

As inscrições e matrículas são feitas semestralmente. Os alunos novos necessitam preencher a ficha de cadastro e devem fazer contato com a Coordenação do Programa.

Telefone para contato: 3316-1260 (turno da tarde).

Coordenadora: Prof.ª.  Me Rosane Papaléo Freire

 

Expediente :: Contatos :: Seleção de Pessoal :: Publicidade no portal