Tecnologias Sociais Aplicadas à Saúde e Educação

Apresentação

O Programa de Extensão Tecnologias Sociais Aplicadas à Saúde e à Educação nasce da necessidade atual de construir soluções tecnológicas que promovam a inclusão social e a melhoria das condições de vida da população. Este tipo de ação está dentro das chamadas “Tecnologias Sociais”, que é um termo contemporâneo utilizado para designar produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade, e que representem efetivas soluções de transformação social e que sejam preferencialmente de baixo custo, de fácil aplicabilidade e impacto social comprovado.
O programa de extensão Tecnologias Sociais Aplicadas à Saúde e à Educação é o resultado do trabalho conjunto entre os cursos de Engenharia de Computação e Fisioterapia que promove ações visando a ampliação de habilidades físicas e cognitivas, concentrando-se nas áreas da saúde e educação.
Na área da saúde o programa contempla o desenvolvimento de instrumentação, órteses, próteses, equipamentos voltados para aprimoramento de exames físicos, aparelhos voltados à reabilitação e para a melhora da performance e do condicionamento físico. Na área da educação, o programa tem como foco a aplicação de tecnologias e pesquisa de novas tecnologias que proporcionem o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, além de conceitos fundamentais de diversas áreas de conhecimento.
O objetivo geral do programa é desenvolver ações que estejam relacionadas à aplicação de tecnologias e ao desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias aplicadas nas áreas da saúde e educação visando o bem estar, a emancipação e o aprimoramento motor e cognitivo dos indivíduos portadores ou não de necessidades especiais, que sejam de preferência simples, de baixo custo e de fácil aplicabilidade.


Coordenadores:
Profª. Carla Brito

 

Expediente :: Contatos :: Seleção de Pessoal :: Publicidade no portal