Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária

Apresentação

O Centro Universitário Metodista IPA tem a formação humana como ponto de partida para as ações de ensino e pesquisa. É a partir desta premissa que as ações extensionistas se desenvolvem, buscando através de parcerias com diversos segmentos da sociedade atender as demandas sociais, a fim de intervir de forma positiva na vida dos cidadãos. Por ser uma instituição confessional fortemente comprometida com a missão da Igreja Metodista, busca expandir suas práticas e ações comunitárias às populações mais carentes da sociedade
Muitas vezes os/as professores universitários, ao longo de sua vida profissional, acabam envolvendo-se apenas com as práticas nas salas de aula, afastando-se de sua área de formação e conseqüentemente das novas investigações. Por isto, a extensão universitária, entendida como uma das dimensões de produção de conhecimento nos espaços acadêmicos, permite ao docente refletir e produzir conhecimentos na sua área de atuação, através de parcerias com a sociedade e na dimensão do ensino integrando a teoria e a prática.
A Extensão é o locus por excelência da inserção do discente na realidade concreta. Através de uma ação que abrange o político, o epistemológico, o pedagógico e o social, este discente transforma a lógica cultural da comunidade em que atua e, por via de regra, transforma a sua própria lógica cultural, pois, o conhecimento do outro não lhe fica indiferente.
Estes universitários, ao tornarem-se Apoio Extensionistas, adquirem importantes ferramentas para tornar sua vida acadêmica mais significativa e contextualizada com o mercado de trabalho que lhes aguarda. Os/as educandos/as, em sua maioria, durante sua vida acadêmica limitam-se a aprendizagem de teorias tendo como única opção de prática os estágios curriculares, que muitas vezes, não exercem, suficientemente, a função de estabelecer relações entre teoria e prática.
A Extensão como um espaço privilegiado, proporciona dentro do universo acadêmico superior, que os futuros profissionais sejam dotados de uma consciência cidadã com competências para enfrentar o mercado de trabalho, mas com valores éticos e postura critica diante das contrariedades e subjetividades de um sistema perverso de exclusão.
O Centro Universitário Metodista, do IPA, com uma tradição de mais de cem anos de ensino na sociedade riograndense, tem formado jovens pautados nos princípios da filosofia educacional da Igreja Metodista a luz do evangelho de Jesus Cristo. Os conhecimentos produzidos nesta instituição emergem através da consolidação de ações que priorizam a prática multi, inter, transdicisplinar, e os procedimentos institucionais para cooperação entre cursos, na definição de projetos e programas, desta forma torna - se possível oferecer à sociedade ações que atendam seus anseios na integralidade.

Coordenadora de Extensão e Ação Comunitária
Profª. Vera Elaine Marques Maciel
 

Expediente :: Contatos :: Seleção de Pessoal :: Publicidade no portal