Apresentação

O Programa Paradesporto nasce dos anseios e perspectivas do Projeto Paradesporto - Natação que, pautado pela interdisciplinaridade, percorreu uma trajetória de três anos de extensão articulando-se com o ensino e a pesquisa. Entre as principais considerações que estimularam a criação do Paradesporto salientam-se: o interesse comum de professores do Centro Universitário Metodista IPA em promover uma ação interdisciplinar na temática Paradesporto, as necessidades e os anseios de associações e entidades ligadas a pessoas com deficiência, a identidade histórica do esporte e do curso de educação física do IPA na sociedade, e a expectativa de projetar a Instituição como um Centro de Excelência no Paradesporto.
O desenvolvimento do paradesporto nacional e o número expressivo de pessoas com deficiência no Brasil exigem uma nova postura das Instituições de Ensino Superior. Possibilitar espaços de transformação do pensar acadêmico em respeito à pessoa humana sem discriminação de qualquer natureza, torna-se fundamental para a pluralidade social. O Programa configura-se num importante meio de inclusão da cultura sistematizada do movimento humano.
A proposta do Programa é mais um espaço de consolidação de práticas sociais inclusivas do Centro Universitário Metodista IPA, que além do seu valor social, objetiva a promoção da qualidade de vida através do esporte e práticas corporais para pessoas com deficiência. Em consonância com os princípios da Educação Metodista, este Programa procura oferecer oportunidades de desenvolvimento integral, aos acadêmicos, professores e PCD, através da construção do senso de responsabilidade e do respeito aos semelhantes, realização e aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento físico, psíquico e social. O Programa Paradesporto justifica-se pela intenção de se desenvolver atividades acadêmicas interdisciplinares que atendam à comunidade de pessoas com deficiência. Propõem-se a manutenção do compromisso de estabelecer parceria com a comunidade externa, por meio de processos de intervenção e investigação de práticas sociais inclusivas que promovam o desenvolvimento da saúde física, social e cultural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Coordenação:
Profª. Cristina Panziera

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